O Sol
- Engtron Energia

- 6 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mar. de 2019
O Sol é o coração do sistema solar, é amarelo e como outras estrelas, é uma enorme bola quente de gases incandescentes. Sua gravidade mantém o sistema solar unido, em órbita e sua interação com a Terra definem as estações do ano, as correntes oceânicas, o clima, os cinturões de radiação e as auroras.
Com um raio de aproximadamente 625 milhões de quilômetros, 150 milhões de quilômetros de distância da Terra e com um volume 1,3 milhão de vezes maior que esta.

Fonte: https://solarsystem.nasa.gov/solar-system/sun/in-depth/
O Sol possui uma enorme massa, constituída de 70.6% de hidrogênio e 27.4% de hélio, que é mantida unida pela atração gravitacional e produz imensa pressão e temperatura em seu núcleo. Possui seis regiões: o núcleo; a zona radiativa e a zona convectiva no interior; a superfície visível, chamada fotosfera; a cromosfera; e a região mais externa, a coroa.

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm
No centro, a temperatura é de aproximadamente 15 milhões de graus celsius e a energia produzida, através de reações termo-nucleares, alimenta o Sol e produz todo o calor e a luz emitida. Em sua superfície, parte que podemos ver, sua temperatura é cerca de 5.500 graus celsius e sua luz leva aproximadamente 8 minutos para chegar a Terra. Curiosamente, a temperatura em sua atmosfera é maior que na sua superfície e isso ainda é um mistério para os cientistas.

Fonte: http://cache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/sol_10_13/sol09.gif
Com uma luminosidade emitida sobre a Terra de aproximadamente 1400 watts/m2 equivalente a 14 lâmpadas de 100 watts/m2, constata-se que a energia emitida pelo Sol em si é de 3,9x10exp26 watts equivalente a queima de 2x10exp20 galões de gasolina ou 10 milhões de vezes a produção anual de petróleo da Terra.
Então, o Sol não é um lugar propício para a vida, pois é composto de uma mistura quente e energética de gases. Mas tornou possível a vida na Terra, fornecendo calor e energia para os organismos como as plantas que o usam para realizarem a fotossíntese e servirem de base para a cadeia alimentar. E o ser humano desenvolve formas de captar essa energia para seu conforto, trabalho e poupar o meio ambiente através de placas de energia solar fotovoltaicas e térmicas.
Fontes:





.png)
Ótimo artigo, descrevendo as características e a importância do sol para nossa existência e captação de energia.